"Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor..." II Crônicas 29:10a

Pequenas coisas, grandes resultados. (Parte 1)

04/02/2011 18:34

 

Gosto muito de ler, e esses dias procurando entre as coisas dos meus pais, achei um livro muito interessante, intitulado Mil Esboços Bíblicos de Georg Brinke. E um dos assuntos que mais me chamou a atenção foi esse: Pequenas coisas, grandes resultados. E resolvi discorrer sobre o assunto.

 

 Todos nós, alguma vez, já nos vimos pequeninos diante de determinada situação. Diante de algum problema, ou até mesmo de um sonho pessoal, um projeto de vida. Nos vemos pequenos demais para realizá-los.

Mas você já parou pra pensar que pequenas coisas podem trazer grandes resultados? E muitas vezes são essas pequenas coisas que mudam todo o curso de uma história. Pequenas atitudes podem acarretar resultados magnânimos como um simples sorriso pode transformar o dia de uma pessoa, um simples gesto de carinho pode fazer com que uma pessoa se sinta querida, pequenos projetos podem induzir a grandes sucessos ou até mesmo uma simples palavra pode iludir e também matar as ilusões...

 

***

 

Você sabia que a Bíblia também possui relatos onde pequenas coisas trouxeram grandes resultados? Citarei sete deles: (três neste post, quatro num próximo)

 

1)Uma pequena nuvem, porém uma grande chuva. (1ª Reis 18.44,45)

 

Elias, após vencer os profetas de Baal, avisou a Acabe que comesse e partisse, pois viria uma grande chuva, - mesmo estando o céu totalmente limpo, estar em tempo de seca e já fazer 3 anos que não chovia (v.1). Sendo assim, subiu ao monte Carmelo e, segundo relata a Bíblia, curvou-se à terra e colocou o rosto entre os joelhos, podendo deduzir-se assim que naquele momento, orou ao Senhor. Após, mandou que seu servo também subisse e olhasse em direção ao mar. Seu servo subiu e lhe respondeu que nada via. Elias lhe ordenou que repetisse a ação sete vezes e na sétima seu servo lhe disse: vejo uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem (v.44) que sobe do mar. Elias lhe ordena que vá até Acabe dizer-lhe que se apressasse, pois do contrário ficaria preso pela chuva. E seguiu-se um forte vento acompanhado de uma tempestade.

* Quem diria que tão pequeninha nuvem causaria tamanha tempestade?

 

2) Um pequeno membro que causa grandes estragos. (Tiago 3.5-9)

 

Tiago mesmo nos alerta do perigo desse membro pequenino chamado língua, quão cruel e fatal ela pode chegar a ser. Pode gloriar-se de coisas vãs, inventar histórias, destruir amizades, lares e até mesmo blasfemar. Esse mesmo apóstolo, usa o fogo para aludir a tal membro, como podemos ver os versículos em questão, em uma tradução na linguagem de hoje:

“Assim também a língua é uma coisa pequena, mas que prejuízo imenso pode provocar! Uma grande floresta pode incendiar-se por meio de uma centelha pequenina. E a língua é uma chama de fogo. Está cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E é o próprio inferno que ateia fogo à língua, que pode transformar toda a nossa vida em uma chama de destruição e desastre. [...] Nenhum ser humano pode domar a língua. Ela está sempre pronta para expelir seu veneno mortífero. Umas vezes, a língua dá louvores ao nosso Pai celestial, e outra ela rompe com maldições contra os homens que são feitos à semelhança de Deus.”

*Cuidemos, pois desse tão pequeno membro, que é capaz de causar grandíssimo estrago, tanto para nós mesmos quanto para quem amamos.

 

3) Uma pequena serva, mas um testemunho poderoso. (2ª Reis 5.2,3)

 

A Bíblia nem sequer chega a citar o seu nome, porém ela foi de extrema importância para a cura e a conversão de Naamã, que ao encontrar-se leproso, recebe a notícia de que sua empregada, uma simples jovem, comentou que em Samaria existia um profeta que se seu patrão o procurasse, ficaria curado. Naamã comentou com o rei sobre o que a sua empregada dissera e com o aval do rei, seguiu para Samaria. E ali encontrou-se com Eliseu, que mandou dizer-lhe através de um mensageiro que mergulhasse sete vezes no rio Jordão, que dessa forma, ficaria curado. E após sete hesitantes tentativas, sai curado da água e glorificando a Deus.

*Já parou pra pensar que aquela pessoa que você acha insignificante, que você não dá nenhum valor, pode ser a que mais lhe ajude quando precise, e seja a responsável por uma mudança significativa na sua vida?

 

Continuará...

 

Por: Alinee Santos