"Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor..." II Crônicas 29:10a

Culto sem a exposição da Palavra. Você concorda?

14/01/2011 18:14

 

Hoje em dia, muitos ditos pregadores da Palavra, estão, levados pela empolgação, deixando de lado a pregação da Palavra para dar espaço ao movimento, com o pretexto de ser o agir do Espírito Santo.

Já está se tornando comum, em nossas igrejas, o pregador pegar o microfone para ministrar e começar com frases como essas: Tem fogo aí, irmão? Quem aqui quer ser cheio do Espírito Santo? Então comece a dar glória! Glorifica! Glorifica igreja! Receba! Receba! Receeebaaa! Manda glória pra cima pra receber poder! Alguns mais ousados já começam dizendo: O Espírito Santo me revelou que hoje não haverá pregação! Hã?!

E começa aquele movimento na igreja, pessoas pulando, outras rodando, outras caindo. Vêm os obreiros e afastam os bancos a fim de que os cheios tenham mais espaço para se movimentar, retiram alguns objetos da decoração para que não sejam derrubados e quebrem. Vira aquela desordem no momento mais importante do culto.

E assim vão os 60 minutos dedicados à exposição da Palavra.

Mas bem, não estou colocando em questão a veracidade da operação do Espírito Santo em ocasiões como essa, (porque em Coríntios 2.11b,12. está escrito: Ninguém pode conhecer os pensamentos de Deus, a não ser o próprio Espírito de Deus. E Deus efetivamente nos deu Seu Espírito (não o espírito do mundo), para nos informar a respeito dos admiráveis dons de graça e benção concedidos por Ele a nós. Mas sobre isso falaremos em outra ocasião...), apenas pergunto: e a Palavra? Cadê a Palavra que deveria ser ministrada?

 

*

O apóstolo Paulo em II Timóteo 4.2 nos diz: Que pregue insistentemente a Palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for. Corrija e repreenda o seu povo quando precisarem, estimule-os a fazer o bem, e esteja todo o tempo alimentando-os pacientemente com a Palavra de Deus. Ainda que as pessoas não queiram ouvir, a Palavra deve ser pregada, ela não pode ser deixada de lado. Não devemos usar o tempo dedicado à Palavra para outras atividades.

Em Provérbios 30.5 está escrito: Porque toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Em outra versão do mesmo versículo podemos ler: Cada palavra que Deus falou é verdadeira. Ele sempre protege os que confiam nEle. Então, por que abrir mão dessa proteção?

Será que estamos dando a real importância à Palavra, ou nos contentamos com palavras que nos fazem bem aos ouvidos? Será que só estamos ouvindo o que queremos ouvir? Quanto tempo faz que você não ouve uma pregação que fala sobre a volta de Jesus? E sobre a salvação?

O evangelho segundo Lucas, capítulo 4, versículo 32 nos informa: Ali também o povo estava admirado com as coisas que Ele dizia. Porque Ele falava como quem conhecia a verdade, em lugar de simplesmente citar opiniões dos outros como sua fonte de autoridade. Jesus, o verdadeiro pregador, falava a verdade, tanto que as pessoas ficavam admiradas com a sua sabedoria. Sabedoria essa que não provinha de outros, senão de Deus.

O verdadeiro pregador prega a Palavra conforme a Bíblia, não fica enchendo lingüiça, falando apenas o que a platéia deseja ouvir, até mesmo fazendo-a rir. Não imita a pregadores famosos, fala a verdade.

Afinal, o verdadeiro pregador prega a Palavra!

 

Que a Palavra de Deus possa calhar profundamente em seu coração!

 

Por: Alinee Santos