"Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor..." II Crônicas 29:10a
E chega uma hora em que Deus diz: BASTA!
“Socorro, Senhor! Salve o seu povo! Pecamos contra o Senhor, pois deixamos de servir ao nosso Deus para servir a deuses falsos!” Mas o Senhor respondeu: “Eu não livrei vocês dos egípcios, dos amorreus, dos amonitas, dos filisteues, dos sidônios, dos amalequitas e dos amonitas? Houve alguma vez que clamassem a Mim, que Eu não livrasse vocês? Apesar disso, vocês Me deixaram para servir a outros deuses. Por esta razão, não libertarei mais vocês! Vão pedir socorro aos deuses que escolheram! Eles que tirem vocês dos apuros!” (Juízes 10.10-14)
***
Imagine por uns instantes que Deus chegasse para você e dissesse: Chega! A partir de hoje, eu não lhe ajudo mais! Como você se sentiria sabendo que essas palavras vieram do único que pode lhe ajudar quando precise? Eu, pessoalmente, não sei o que faria.
Foi exatamente isso que aconteceu com o povo de Israel, pois sempre pecavam, pediam perdão e logo voltavam a cometer os mesmos atos pecaminosos. Até o dia em que Deus se cansou e disse: basta!
Nós, muitas vezes, nos parecemos ao povo de Israel. Logo após pedirmos perdão por algum pecado, somos “seduzidos” por nossos desejos carnais (concupiscências) e voltamos a cometer os mesmos falhos dos quais nos arrependemos diversas vezes e que também já pedimos perdão outro tanto.
É que costumamos nos esquecer que Deus também tem limites, não de poder, pois é Todo-Poderoso, mas Ele tem um limite de até onde lhe permitirá brincar com Ele. E também costumamos pensar que Deus não percebe quando lhe pedimos perdão sem que seja de coração. Ele sim, conhece as intenções do nosso coração e mesmo sabendo que o nosso arrependimento não foi genuíno, nos perdoa, pois Seu amor é incomparável.
O povo de Israel estava sendo oprimido, e ao ver-se incapaz de pelejar sozinho contra seus inimigos, resolveram pedir ajuda à Deus. Como nós estamos acostumados a fazer. Na hora do sufoco, nos momentos de dificuldades, ao ver-nos sozinhos e impotentes ante determinada situação, decidimos pedir ajuda divina, como se só quando estivéssemos em maus bocados, Ele fosse necessário. Mas como Deus conhece você perfeitamente, sabe quando é exatamente a hora de lhe dar um “apertãozinho”.
Ele é nosso Pai, e nos ama. E como um verdadeiro pai, não quer que sejamos malcriados, por isso chega um momento em que Ele vê necessário nos corrigir.
Foi o que fez com Israel. Quando decidiram pedir Sua ajuda, Ele respondeu com um: não libertarei mais vocês! E pela primeira vez, Deus estava negando ajuda a seu povo.
Nossa, deve ser muito triste você chegar para a única pessoa que pode lhe ajudar e receber um NÃO como resposta. Porém Deus, que sabe como trabalhar, só estava querendo ensinar o seu povo com esse NÃO.
Dessa maneira, o povo israelita reconheceu o seu erro e percebeu que com Deus não se brinca e passou a servir somente ao Senhor. (Juízes 10.16)
Devemos aprender dessa história e reconhecer a importância de não brincarmos com Deus e assim evitarmos ouvir um NÃO de Sua parte.
Talvez, você esteja brincando com Deus. Já se arrependeu várias vezes de algo que fez sabendo que estava mal, mas certo tempo depois, voltou a fazer as mesmas coisas, esquecendo-se que havia prometido à Ele, que já não as faria. E mesmo assim Deus continua lhe abençoando e dando-lhe oportunidades, porém não se esqueça que Seu limite já está perto de chegar, tome cuidado! Não queira que Deus faça com você como fez com Israel e lhe prive de suas bênçãos. Demonstre que está verdadeiramente arrependido e que a partir de hoje está disposto a fazer a Sua vontade apesar dos apesares.
E não pense que essas coisas acontecem com você porque é um fraco e não consegue resistir ao pecado. É que você ainda não permitiu que a fortaleza e o poder de Deus entre em sua vida, pois talvez você tenha deixado de orar, de ler a Bíblia, de congregar, ir à Escola Dominical, ou simplesmente deixou de sentir gosto pelas coisas espirituais, tornando-se assim mais vulnerável às investidas do maligno.
Porém hoje, Deus lhe dá mais uma oportunidade e diz: EU CONFIO EM VOCÊ! Apesar de que ninguém mais o faça, talvez até mesmo você já não acredite em si, porém Ele sim insiste em acreditar em você. Então, RECOMECE! Reconheça que falhou e mostre que dessa vez está disposto a dedicar Sua vida a Ele, servir a Ele de coração e verdadeiramente. Para nunca, jamais, fazê-lo chegar a seu limite!
Que Deus lhe abençõe!
Por: Alinee Santos