"Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor..." II Crônicas 29:10a

JOVENS, SANTIFICAI-VOS

03/03/2011 23:57

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. (Salmos 119.9)

 

 

“Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno.

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, 

e já vencestes o maligno”. (I João 2.13b e 14b)

 

            O mundo tem se desenvolvido bastante, tecnologicamente falando, e principalmente os jovens tem acompanhado de uma maneira muito próxima este desenvolvimento que tem sido uma das armas de Satanás para corromper nossos caminhos. É claro que existem coisas maravilhosas que podem ser usadas a nosso favor, mas devemos buscar sabedoria para que não deixemos de dominar para sermos dominados.  No livro de I João 5.19 diz assim:

 

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno.

 

A cada dia somos tentados a fazer coisas que não agradam ao Senhor, mesmo que não estejamos procurando por isso; somos levados a ver coisas, ouvir, falar, pensar e a fazer coisas que realmente não agradam a Deus e nos levam a um nível espiritual cada vez menor. Mas assim como sabemos que o mundo nos leva a esse caminho, também devemos saber que assim como está escrito no texto acima em destaque, nós somos fortes e já vencemos o maligno.

            A sociedade também tem sido usada como uma arma poderosa, que pode nos corromper e nos levar a um caminho sem a presença de Deus; ela muitas vezes nos impõe condições para um melhor “encaixe” no meio social, o que mais uma vez pode nos levar a atitudes vergonhosas perante o Senhor, condições estas que podem englobar  assuntos como namoro, lazer, trabalho, modo de vestir, falar, agir diante das pessoas e enfim, coisas que podem mudar todo o comportamento e atitudes daqueles que não estiverem preparados para encarar tais fatos com sabedoria e revestimento espiritual vindos de Deus.

“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”

 (I Timóteo 4.12-16)

 

            Um exercício espiritual fundamental para que Deus nos dê tais atributos é a oração. Devemos ter um diálogo aberto com o Senhor, Ele nos conhece por inteiro sem que falemos nada, mas necessitamos deste momento para que tenhamos experiências com Deus, para que Ele derrame sobre nós a Sua unção, para que o Espírito Santo habite dentro de nós e para que tenhamos uma intimidade e liberdade maior com o Senhor nosso Deus, afastando-nos dos caminhos pecaminosos, andando em santidade e sendo revestidos com poder e autoridade.

Mas outro exercício muito importante e que complementa o que acabamos de dizer é a leitura da palavra, é ela que vai nos preparar, nos ensinar biblicamente o que está certo ou errado e o que devemos fazer, que atitudes devemos tomar. Com a prática da leitura obteremos o conhecimento necessário que precisamos, e o Espírito Santo nos dará o discernimento da palavra de uma maneira profunda envolvendo os mistérios de Deus.

            As ofertas e tentações são muitas, mas devemos sempre buscar a face do Senhor Jesus, pedir força e sabedoria à Ele para que possamos resistir quando o inimigo vier nos tentar. Devemos servir a Deus com dedicação, amor, paciência para esperar as promessas se cumprirem, perseverança e humildade para que mesmo que tudo pareça difícil e obscuro possamos caminhar com fé, esperança e convicção de que na hora certa Deus vai nos dar vitória e o nome d’Ele será glorificado.

Então não devemos desfalecer, mas sim buscar a Deus como se cada dia fosse o último e fazer de tudo para que preservemos nossa visão, renovar-nos a cada dia diante da Sua presença e guardar nossos pés do pecado para que não venhamos a perder a nossa salvação.

 

“Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.”

(I Tessalonicenses 4.7)

 

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,”

(Hebreus 12.14)

 

“Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis,

e tê-lo-eis.”

(Marcos 11.24)

 

 

Por: Lohrane Narrara do Nascimento